Tudo que você precisa saber sobre a Sociedade Médica

Todo médico que almeja virar empreendedor e ter sua própria clínica médica, precisa enfrentar os mais variados tipos de processos burocráticos e legais para realizar a abertura e o funcionamento efetivo do negócio. Sendo assim, neste momento, a sociedade médica se torna uma alternativa viável.

Mas para isso, também são necessários outros trâmites. Até porque, envolve duas ou mais pessoas na construção de uma empresa — e sabemos que isso exige uma atenção cuidadosa e especial.

Vamos por partes! Primeiro, é preciso compreender os conceitos mais significativos em cada etapa da imersão da sociedade médica. E, claro, como que, com ela, você pode ter sucesso em sua clínica sem dor de cabeça.

 

O que é Sociedade Médica?

A sociedade médica é constituída na união de dois ou mais profissionais para a abertura de uma clínica médica — ou qualquer outro negócio na área da saúde.

Em outras palavras, é uma Pessoa Jurídica (PJ) subsequente de um acordo contratual firmado entre médicos. 


Através da sociedade médica, os médicos possuem participação societária integral ou parcial da empresa de prestação de serviços médicos, podendo ser consultórios, clínicas ou grupos de médicos que atuam em ambiente hospitalar.

Os principais pontos da sociedade médica envolvem:

  • Quem serão os sócios da clínica;
  • A participação de cada um;
  • Os direitos;
  • Os deveres; etc.

    Esses, e os demais aspectos, devem ser demonstrados em um contrato social. A abertura da sociedade médica é a abertura do seu negócio. E isso faz parte dos passos para constituição da sua empresa.

Tipos de Sociedade Médica

No primeiro contato com o assunto, é comum que os médicos que optam por formar grupos societários tenham dúvidas de como prosseguir, como fazer e escolher o melhor tipo de sociedade para a clínica. São várias categorias de sociedade. Entretanto, é importante ressaltar que em consultoria, os sócios serão indicados a escolher a melhor para o segmento do negócio e para o seu perfil individual. Abaixo, seguem as mais adotadas no mercado:

1- Sociedade Simples

A Sociedade Simples é um tipo societário que considera a exploração da atividade econômica diretamente pelos sócios. Estes, exercem papel central na prestação de serviços.

Na sociedade simples, a responsabilidade dos sócios em relação às obrigações sociais pode ser limitada ou ilimitada — e isso é definido pelos sócios.

  • Sociedade Simples Limitada — Os sócios envolvidos no negócio têm sua responsabilidade limitada ao capital social destinado à sociedade. Ou seja, o sócio responde pelas obrigações sociais até o limite do capital conferido.

  • Sociedade Simples Ilimitada — Já nesta, os sócios respondem pelas obrigações da sociedade de maneira ilimitada. Ou seja, em casos de dívidas, condenações em disputas judiciais ou falência, todos os seus bens podem ser comprometidos, segundo o que essa relação societária exige.

2- Sociedade Empresária

sociedade empresária é atribuída a médicos que desenvolvem atividade empresarial voltada para a produção dos serviços.

Este segmento possibilita a realização de planejamento tributário, caso a empresa cumpra requisitos que possibilitem a equiparação dos serviços médicos aos serviços hospitalares para fins fiscais, resultando em redução de carga tributária.

Na sociedade empresarial limitada, não é necessário que o quadro de sócios seja uniprofissional. O que significa que profissionais de outras áreas podem integrar a sociedade, como administradores, advogados, contadores, etc.

3- Sociedade Unipessoal

A sociedade limitada empresária é conhecida por ser composta por mais de um sócio. Nesta seção, há a possibilidade de o negócio ter apenas um único sócio.

O modelo é indicado para sócios que não visa compartilhar os recursos e o gerenciamento da empresa.


O que considerar para abrir uma sociedade médica


Ao colocar a sociedade médica em pauta, como possibilidade para construir uma clínica de maneira autônoma e empresária, o profissional em questão deve ter a consciência de que esta escolha necessita de atenção aos mínimos detalhes que podem impactar no funcionamento e financeiro da clínica.

Por isso, para realizar a abertura da empresa, é recomendado:

Definição do sócio administrador — 
Não escolha alguém que você não conhece ou não confia. Ter um bom relacionamento com o seu sócio é fundamental;

Estruturação de um plano de negócio — 
Atribuir a função de cada sócio, o tempo estimado para cada tarefa, criação de agenda para gestão, controle financeiro, e análises periódicas;

Planejamento Tributário — 
Enquadrar a clínica em um regime adequado e ao gerar os menores custos tributários possíveis.

Vantagens de fazer Sociedade Médica com a ACMED

Em termos de custos, a ACMED possui pacotes de serviços que cabem no seu bolso. Esses custos são divididos no que realmente é vantajoso, mas é preciso lembrar que cada sócio responde pela empresa no limite do seu capital social.


Fale conosco clicando na imagem abaixo! 👇