Se você trabalha bastante, mas seus ganhos nunca são suficientes para ter uma vida financeiramente equilibrada, pode ser que você precise entender um pouco mais sobre a inteligência financeira para médicos.
Sabemos que, após se formar e começar a ganhar dinheiro fruto do seu trabalho, é comum querer evoluir e ter novas conquistas.
Um novo carro, uma casa, viajar, ter uma vida mais confortável, abrir um consultório... Tudo isso faz parte da evolução profissional e pessoal de um médico!
No entanto, muitas vezes, esta nova realidade gera um consumismo desenfreado e muitos gastos sem nenhum planejamento.
Como consequência, o médico acaba entrando numa rotina extenuante, pois precisa trabalhar em excesso para dar conta de seus gastos.
Neste momento, ter inteligência financeira torna-se fundamental para tomar boas decisões e encontrar um equilíbrio entre os gastos e ganhos financeiros.
O que é a inteligência financeira para médicos?
A inteligência financeira diz respeito a gerir o dinheiro com sabedoria.
Ou seja, conhecer e controlar as receitas, gastos, evitar o comprometimento de toda a renda e conseguir economizar e investir uma parte dos ganhos para garantir a segurança ao longo da vida.
Ter inteligência financeira significa administrar o dinheiro de forma responsável, estar atento aos gastos cotidianos e tomar decisões maiores (como a compra de uma casa, um carro ou os investimentos em um consultório e equipamentos) com cautela.
Ao refletir sobre suas finanças, o médico acaba adquirindo novos hábitos, por exemplo:
- Criar o costume de poupar dinheiro;
- Ter maior controle sobre os impulsos;
- Ter metas bem definidas e focar para atingi-las;
- Investir o dinheiro de forma consciente;
- Equilibrar a quantidade de trabalho em prol da sua qualidade de vida.
Como atingir o equilíbrio financeiro?
Atingir a inteligência financeira pode não ser fácil para o médico e demandará alguns esforços cotidianos. Podemos citar os principais:
- Tenha sua realidade financeira muito clara – conte com uma planilha para conhecer seus gastos mensais e poder confrontá-los com os ganhos;
- Defina metas – quanto você quer economizar por mês? Qual porcentagem será destinada para adquirir bens e qual você preservará para o futuro?
- Conheça sobre investimentos – saiba diversificar seus investimentos de modo a otimizar seus ganhos e, se necessário, conte com ajuda de um especialista;
- Economize dinheiro – conheça quais são os gastos supérfluos que levam seu dinheiro embora e controle-os;
- Não se baseie na vida dos outros – seus colegas podem estar esbanjando, mas ter uma vida financeira completamente desequilibrada. Foque na sua realidade e objetivos;
- Gerencie sua empresa de forma inteligente – caso você tenha um consultório, certifique-se que não tenha perdas desnecessárias de dinheiro, por exemplo, com o pagamento desnecessário de impostos.
Como a ACMED pode ajudar?
Na ACMED somos especializados em contabilidade para médicos.
Nosso foco é garantir que sua empresa esteja sempre de acordo com todos os requisitos legais contábeis e fiscais com a maior economia possível para você.
Muitos são os fatores que podem fazer com que um médico gaste dinheiro de forma desnecessária em sua empresa, por exemplo, a escolha incorreta do regime tributário, acarretando impostos desnecessários.
Além disso, erros na prestação de contas mensal podem gerar multas, que implicam em mais gastos.
Por isso, além da sua saúde financeira pessoal, você precisa se preocupar com a saúde financeira da sua empresa.
Então, recomendamos que você trabalhe com profissionais especializados na sua área de atuação, e é isso que fazemos na ACMED.
Nossa equipe é altamente capacitada e experiente e estará sempre pronta para lhe proporcionar um serviço de qualidade, com muita economia!
Fale conosco clicando na imagem abaixo!