Você é médico recém-formado e não tem ideia do que precisa fazer para começar a faturar?
Existem algumas possibilidades e neste texto falamos um pouco mais sobre o assunto! Diversas são as oportunidades que um médico que acabou de se formar encontrará para começar a construir sua carreira.
A priori, será possível atuar como clínico geral, seja em hospitais, postos de saúde, clínicas particulares ou até mesmo em um consultório próprio.
Além disso, nesse meio tempo, será possível avaliar o interesse em se preparar para fazer uma residência médica ou especialização.
No entanto, praticamente todo recém-graduado acaba esbarrando em dificuldades que não estão associadas à sua profissão propriamente dita.
Isso porque, para iniciar a atuar em qualquer área, será fundamental ter uma visão muito mais ampla do que a própria formação.
Por exemplo, será preciso entender um pouco de gestão, finanças e marketing e, claro, o médico poderá contar com a ajuda de profissionais especializados em cada uma dessas áreas.
Como será minha forma de atuação: CLT ou pessoa jurídica?
Um dos primeiros pontos a se pensar é se você irá trabalhar contratado como CLT ou se preferirá seguir como pessoa jurídica.
Independente da forma de atuação escolhida, existirão diversas obrigações em relação ao informe de rendimentos e lucros, bem como o recolhimento de impostos e taxas.
Todo modelo de trabalho escolhido terá seus prós e contras e será fundamental ponderar todos os aspectos.
Se atuar como CLT traz uma certa segurança, pois o médico terá seus direitos garantidos por lei, é preciso lembrar que também existem uma série de obrigações, além da necessidade de seguir alguns horários e regras que podem ser mais engessados.
Por outro lado, atuar como PJ não garante um vínculo trabalhista, mas isso não quer dizer que não existirão direitos e deveres definidos em contrato.
Além disso, nessa situação, o médico acaba tendo mais liberdade para definir seus horários e adequá-los a outras oportunidades que venham a surgir.
Então, será fundamental poder contar com uma empresa de contabilidade parceira que possa orientar em todas as dúvidas e dar todo o apoio que o médico recém-formado precisar para tomar suas decisões.
Qual o passo a passo para o médico atuar como pessoa jurídica?
Existem uma série de vantagens de um médico recém-formado abrir uma empresa e atuar como PJ.
Podemos citar como as principais a maior autonomia de atuação, flexibilidade de horários e possibilidade de pagar menos impostos.
Contudo, existem alguns passos necessários para atuar como pessoa jurídica:
- Definir o melhor regime tributário e natureza jurídica – isso dependerá de uma série de fatores, como o porte da empresa e faturamento previsto;
- Abertura da pessoa jurídica para obtenção do CNPJ;
- Emissão do certificado digital de pessoa jurídica;
- Abertura de uma conta bancária para a empresa;
- Inscrição do CNPJ no CRM;
- Fazer o cadastro da empresa nos locais onde os serviços serão prestados;
- Emissão de notas fiscais dos serviços prestados;
- Apuração dos impostos mensais e emissão de guias para pagamento;
- Declarar o imposto de renda.
Ou seja, não basta obter o CNPJ, o médico recém-formado ainda precisará estar atento a série de atividades fundamentais no dia a dia.
Sabemos que são muitas as burocracias, principalmente quando o assunto é a abertura de uma empresa para médicos, que traz ainda mais exigências legais.
No entanto, nada disso será um problema se o profissional contar com auxílio de uma empresa especializada na contabilidade para médicos.
A ACMED pode ajudar o médico recém-formado!
Na ACMED entendemos exatamente as dúvidas e ansiedades de um médico que acabou de se formar.
Nossa equipe conta com contadores altamente capacitados, prontos para esclarecer todas as questões e auxiliar o médico recém-formado a tomar as melhores decisões no que tange os assuntos fiscais.
Sabemos que, neste momento, você já está com muitas preocupações e quer focar em fazer a sua carreira decolar.
Por isso, queremos te dar o apoio necessário para que você possa pensar em como se tornar autoridade na sua área e faturar o que merece depois de tantos anos de estudo!
Então, caso esteja nesse momento com todos esses impasses em relação a abertura de uma empresa na área médica, fique tranquilo!
A ACMED poderá te ajudar!